11/07/15

Aconteceu a 11 Julho 1984

Neste dia, o FC Porto iniciava a pré-época 1984/85. Jorge Nuno Pinto da Costa escolhe Artur Jorge para voltar aos títulos e acerta em cheio: campeão europeu e três vezes campeão nacional. Com cinco épocas e meia de casa, é o técnico com mais jogos disputados no comando dos Dragões, depois de José Maria Pedroto.

Equipa já está em Horst


A equipa principal do FC Porto ​já está em Horst, na Holanda, onde cumpre até dia 18 o primeiro estágio de preparação para a época 2015/16. Os 26 jogadores, equipa técnica e restante comitiva aterraram no Aeroporto de Weeze, na Alemanha, por volta das 18h45 locais (menos uma hora em Portugal Continental), seguindo depois para o Parkhotel, em Horst, onde se encontravam alguns adeptos.
Debaixo de uma temperatura agradável, a rondar os 23 graus Celsius, o trajecto entre o aeroporto e o hotel demorou cerca de 45 minutos e, após a chegada, a prioridade da comitiva foi o jantar. Este sábado começa o trabalho, no campo de treinos situado a alguns minutos de bicicleta do hotel, e o ritmo será exigente.
O plano contempla três treinos, às 9h00 e 11h30 (fechados à comunicação social) e às 17h30, com os primeiros 20 minutos abertos à comunicação social. Antes, às 17h15, haverá uma superflash. Todas as horas referidas são locais.

10/07/15

Aconteceu a 10 Julho 1964

Neste dia, chegava ao Estádio das Antas o primeiro convite para o FC Porto participar num dos mais prestigiados torneios espanhóis, o Teresa Herrera, na Corunha. Os Dragões terminaram em terceiro nesse ano e viriam a conquistá-lo em 1991, mas nunca o incluíram no palmarés oficial, como outros fazem com a Taça Latina.

Apresentação de novos equipamentos


Veronica Larrenne e Jimmy P emprestaram as vozes e deram a música, mas foram os jogadores do FC Porto a ditar o ritmo na apresentação da colecção New Balance para a época 2015/16, que decorreu esta quinta-feira no Jardim do Passeio dos Clérigos, bem na Baixa portuense. O coração da cidade voltou a pintar-se de azul e branco e foram largos milhares os adeptos do FC Porto que desde bem cedo reservaram o melhor lugar possível com vista para o desfile dos craques. Não faltaram convidados ilustres e, claro está, não faltou o portismo tão próprio de momentos como este, na mesma semana em que o plantel principal iniciou os trabalhos de pré-temporada.
A passerelle foi inaugurada por modelos de alma e profissão, como os irmãos Pedro e Ricardo Guedes, Rúben Rua ou Débora Monteiro, mas o verdadeiro delírio da multidão deu-se quando desfilaram os jogadores do FC Porto. Os guarda-redes Raúl Gudiño, Andrés Fernández e Ricardo Nunes, bem como Maicon, Danilo Pereira e Tello, deram ainda mais brilho a uma noite mágica na Baixa da Invicta, que não ficou indiferente aos novos trajes portistas para 2015/16, sempre sob o lema “Sem Igual”. Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, foi uma das figuras presentes e elogiou o cenário extraordinário escolhido para a apresentação oficial desta colecção, que espera dar muita sorte para a nova época.
O cenário é extraordinário e parece-me que este evento supera até o do ano passado. É uma grande manifestação de portismo, de carinho e de esperança. É impossível não sentir todas essas coisas em momentos como este e acredito que nos dará ainda mais força para uma época que se espera difícil e exigente. Infelizmente, na época passada não conseguimos títulos, mas sabemos que o FC Porto precisa deles e vamos trabalhar ainda mais para os conquistar, proporcionando essas alegrias aos nossos adeptos, que tanto as merecem. Esperemos que os novos equipamentos nos dêem muita sorte para a nova época, afirmou Julen Lopetegui, que deixou ainda uma confidência: Sou muito feliz na cidade do Porto e já me sinto um tripeiro, não só eu, mas também a minha família.
Para Maicon, que trocou o relvado pela passerelle por uma noite, voltar a sentir de perto o carinho dos adeptos foi especial e emocionante, revelando ainda esperar que 2015/16 seja melhor do que 2014/15. Voltar a ver os adeptos todos juntos, cantando por nós, foi especial e emocionante. Mostraram, uma vez mais, que gostam de nós e que estão do nosso lado. É maravilhoso voltar a sentir todo este carinho e vamos trabalhar forte para que a época que se avizinha seja melhor do que a anterior. Este clube e estes adeptos merecem tudo, declarou Maicon, que desfilou com o equipamento principal.
Richard Wright, director-geral da New Balance Football, destacou a grandiosidade do evento de apresentação dos novos equipamentos e reiterou a parceria de sonho entre a marca norte-americana e o FC Porto. Este tipo de eventos é muito diferente daquilo a que estamos habituados, é algo absolutamente magnífico e arrebatador. A relação entre a New Balance e o FC Porto é perfeita para nós, é uma parceria de sonho. Para nós, o FC Porto é um clube de top mundial e é um privilégio poder vesti-lo. Acredito que esta relação resultará em grandes conquistas num futuro próximo. Só nos lançámos no futebol há cerca de seis meses, mas a nossa ligação ao FC Porto é mais longa e é algo que nos orgulha muito.

Início do estágio

A equipa principal do FC Porto viaja ao início da tarde para a Alemanha, num voo com destino a Dusseldorf, seguindo depois para a localidade de Horst, na Holanda, onde cumprirá oito dias de estágio e realizará os dois primeiros jogos particulares da pré-época.
O grupo, que este sábado cumpre o primeiro dia estágio da pré-temporada, é composto por: Andrés Fernández, Gudiño, Helton e Ricardo Nunes (g.r.); Aboubakar, Adrián López, Alex Sandro, André André, Brahimi, Bueno, Danilo Pereira, David Bruno, Evandro, Francisco Ramos, Hernâni, Lichnovsky, Imbula, José Ángel, Maicon, Marcano, Martins Indi, Tello, Tiago Rodrigues, Varela, Víctor García e André Silva.


08/07/15

Aconteceu a 8 Julho 1979

Neste dia, o FC Porto levantava a Taça de Portugal em basquetebol pela primeira vez. O triunfo histórico foi conseguido sobre o Sporting, por 93-86, em Tomar.

Marcano: “É uma vantagem já conhecer o clube”


​​Iván Marcano cumpre a segunda época ao serviço do FC Porto, mas só agora é que sabe o que é fazer a pré-temporada de Dragão ao peito, já que no ano passado chegou uma semana antes do início dos jogos oficiais. O defesa espanhol reconhece que para ele é uma vantagem ter um conhecimento profundo do clube e dos companheiros.
As circunstâncias são diferentes, para melhor. Na época passada cheguei a 12 de Agosto, quando a pré-temporada estava quase a terminar. Este é o segundo ano, começo desde o primeiro dia, já conheço bem o clube, o treinador, o centro de treinos. É uma vantagem, sim” admitiu o central, em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal.
Apesar de o plantel ainda esperar a chegada de alguns jogadores autorizados a chegar mais tarde, Marcano retirou impressões positivas dos dois primeiros dias de trabalho e garante que a equipa não pensa no início exigente da Liga Portuguesa. Não pensamos nisso, primeiro pensamos na pré-temporada, em preparar-nos para estarmos bem quando chegar o primeiro jogo do campeonato. E a verdade é que temos que jogar contra todas as 17 equipas”, lembra o defesa espanhol, garantindo ao mesmo tempo que, apesar da saída de alguns jogadores do sector recuado, a defesa vai procurar manter o “mesmo rendimento da época passada, que fez com que terminasse como a menos batida do campeonato português.
Questionado sobre o mercado de transferências, Marcano afirmou que esteve atento a tudo e que foi acompanhando as contratações dos adversários. Gosto de saber o que se passa, mas apenas para ter conhecimento, porque isso não nos diz respeito. O importante é treinar bem, acrescentou.

Varela foi a novidade no segundo dia

Silvestre Varela, que renovou contrato com o FC Porto por mais três temporadas, foi a cara nova do segundo dia de trabalho da pré-época 2015/16. O avançado internacional português foi um dos 27 jogadores que esta terça-feira treinaram sob a orientação de Julen Lopetegui, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.
Tal como no primeiro dia​, da sessão de trabalho estiveram ausentes Gonçalo Paciência, Sérgio Oliveira, Ricardo Pereira, Rúben Neves, Quaresma e Quintero, devidamente autorizados pelo clube. Reyes e Herrera estão ao serviço da selecção mexicana que na próxima sexta-feira se estreia na Gold Cup 2015, frente a Cuba.

07/07/15

Aconteceu a 7 Julho 1946

Artur de Sousa, Pinga no futebol, coloca um ponto final na carreira num jogo de despedida realizado no Estádio do Lima, que opôs o FC Porto a uma equipa constituída por jogadores portugueses. Para trás ficavam 11 temporadas de Dragão ao peito, 146 golos e 221 jogos. Fraquejaram os músculos, mas o meu coração continua a lutar pelo clube, pelo desporto e pelo Porto. As palavras do avançado ficaram para a história, tal como ele, Pinga. Grande madeirense!

1º dia da Equipa B

A equipa B também começou já a trabalhar: aposta em fazer uma boa época na Segunda Liga e em continuar a formar jogadores. Os objectivos foram traçados pelo treinador Luís Castro. No primeiro treino marcaram presença 28 jogadores, muitos deles da equipa de Sub-19 e algumas caras novas: André Caio, Diogo Costa (Sub-19), Filipe Ferreira e João Costa (g.r.); Anderson, Bruno Costa (Sub-19), Chidozie (Sub-19), Fernando (Sub-19), Ivo Rodrigues, Isack (Sub-19), Graça, Jorge Fernandes (Sub-19), Leandro Silva, Leonardo, Mikel Pavlovski, Pité, Rafa, Rodrigo, Ronan, Ruben Macedo, Rui Moreira, Rui Pedro (Sub-19), Sérgio Ribeiro, Tomás Podstawski, Tony Djim (Sub-19), Verdasca e Wellington. Hoje chega mais um reforço: o médio mexicano Omar Govea.
No calendário de pré-época do FC Porto B estão já agendados três jogos particulares. O primeiro é já este domingo (11h00), frente ao Penafiel, no Estádio Municipal 25 de Abril. Nos dias 25 (sábado) e 26 (domingo) de Julho, os “bês” portistas defrontam Corby Town FC (12h00) e Liverpool FC XI (16h00), respectivamente. Ambos os jogos vão disputar-se no Steel Park Stadium, em Corby, Inglaterra.

André André promete trabalhar bem para agarrar a oportunidade


​André André não esconde que o sonho que sempre acalentou está agora a ser cumprido. O médio que o FC Porto contratou ao Vitória de Guimarães neste defeso está de regresso pela porta grande a uma casa que bem conhece. Consciente da exigência máxima que o espera nesta nova realidade, o reforço que há oito épocas integrou o plantel da equipa Sub-19 portista promete muito trabalho para conquistar títulos com a camisola azul e branca.
Trabalhei para isso, dediquei-me muito. Regressar era o meu objectivo e aqui estou, muito feliz. Nervoso? Não, apenas ansioso para que este dia chegasse. Agora vou dar o meu melhor pelo FC Porto e trabalhar bem para agarrar esta oportunidade, afirmou André André, em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal.
Agora no plantel principal dos Dragões, o internacional português reconhece que a realidade é completamente diferente da que conhecia nos juniores e que a exigência é máxima. Quero melhorar enquanto jogador e sei que o FC Porto me vai dar essa oportunidade. E quero, claro, ganhar títulos, acrescentou.
André André conhece bem a casa a que chegou, mas também alguns companheiros com quem trabalhou no primeiro dia da época​. Hernâni e Tiago Rodrigues, por exemplo, jogaram com ele no Vitória de Guimarães. Mas hoje o dia foi de trabalho, não houve tempo para grandes conversas, lá para frente haverá tempo para isso, garantiu.

Lopetegui: "Temos de começar forte e a ganhar”


​Pouco depois de orientar o primeiro treino da pré-temporada 2015/16, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, Julen Lopetegui falou em exclusivo ao Porto Canal e ao www.fcporto.pt sobre o presente e o futuro dos Dragões. Satisfeito com o arranque dos trabalhos, o treinador basco garantiu que os novos reforços têm todas as condições para ajudar à construção de uma equipa que vai entrar em cada jogo com a responsabilidade de vencer.
Temos muita vontade de começar uma nova época e estamos muito felizes com aquilo que foi o primeiro dia de um trabalho que pretende assentar as bases da temporada que se avizinha. Todas as épocas são duras e exigentes, pois o FC Porto entra em todas as competições para vencer. Temos vontade e ilusão de estar à altura de todas estas ambições, sempre com a responsabilidade de vencer e, naturalmente, de sermos campeões, declarou Julen Lopetegui, naquela que foi a primeira abordagem a 2015/16.
Contando já com quatro dos cinco reforços confirmados pelo FC Porto na primeira sessão de trabalho, Julen Lopetegui alerta para a necessidade de uma reconstrução da equipa, até porque saíram jogadores importantes neste defeso. Os jogadores que chegaram vieram porque achamos que necessitamos deles. A realidade é que saíram jogadores importantes, que eram habituais titulares, e temos de procurar construir uma nova equipa. Acredito que os jogadores novos têm todas as condições para nos ajudar a construir essa equipa. Queremos transmitir o quanto antes aquilo que pretendemos aos novos jogadores e os que cá ficaram também serão importantes nesse processo, explicou o treinador espanhol.
Julen Lopetegui revelou ainda um episódio curioso depois de ficar a conhecer o calendário do FC Porto no campeonato e não escondeu que o grande objectivo portista passa por conquistá-lo. Em jeito de brincadeira, até dissemos que foram o André André e o Danilo Pereira a fazer o calendário para o início do campeonato, pois vamos defrontar as suas antigas equipas. Se queres ser campeão, e nós queremos sê-lo, tens de jogar contra todas as equipas e entrar sempre para vencer. Todos os jogos são difíceis e o início será exigente. Aliás, todo o campeonato será exigente. Temos de fazer o nosso trabalho e estar preparados, de forma a começarmos fortes e entrarmos a ganhar.
O primeiro compromisso oficial está a mais de um mês de distância, mas Julen Lopetegui afasta qualquer cenário de ansiedade e promete concentração máxima no dia-a-dia do futuro mais próximo. Ansioso é uma palavra da qual não gosto particularmente. Tenho, isso sim, muita ilusão e vontade de vencer e preparar a equipa da melhor maneira possível para o conseguir. Temos de estar focados no trabalho diário e preparar os estágios que vamos ter. Vamos defrontar equipas difíceis na pré-temporada e essa exigência vai ajudar-nos na nossa preparação para a época oficial, concluiu.

Dragões na pré-época




​Terminado o período de férias, o plantel principal do FC Porto regressou esta segunda-feira ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, iniciando assim oficialmente a preparação para a época 2015/16.
Entre os jogadores presentes na primeira sessão de trabalho, destaque para quatro caras novas: o avançado Alberto Bueno (ex-Rayo Vallecano) e os médios André André (ex-Vitória de Guimarães), Danilo Pereira (ex-Marítimo) e Imbula (ex-Marselha).
Devidamente autorizados pelo clube, estiveram ausentes Gonçalo Paciência, Sérgio Oliveira, Ricardo, Rúben Neves, Ricardo Quaresma e Quintero. Os mexicanos Reyes e Herrera estão actualmente ao serviço da selecção, que se encontra a disputar a Gold Cup 2015.
Esta segunda-feira, os jogadores realizam exames médicos durante a tarde, situação que se repetirá amanhã depois de mais um treino matinal (10h30), novamente no Olival, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.
Jogadores presentes no treino desta segunda-feira: Andrés Fernández, Gudiño, Helton e Ricardo Nunes (g.r.); Aboubakar, Adrián López, Alex Sandro, André André, Brahimi, Bueno, Danilo Pereira, David Bruno, Evandro, Francisco Ramos, Hernâni, Lichnovsky, Imbula, José Ángel, Maicon, Marcano, Martins Indi, Otávio, Tello, Tiago Rodrigues, Víctor García e André Silva.

Varela renova


Silvestre Varela renovou o contrato que o liga ao FC Porto por mais três anos e vai integrar o plantel às ordens de Julen Lopetegui. Depois de uma temporada em que esteve cedido por empréstimo aos ingleses do West Bromwich e aos italianos do Parma, o internacional português volta ao clube com que se sagrou por três vezes campeão nacional, venceu uma Liga Europa, levantou duas Taças de Portugal e quatro Supertaças.

06/07/15

Aconteceu a 6 Julho 1991

Neste dia, chegava pela manhã, ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o novo treinador do FC Porto: Carlos Alberto Silva. À tarde, no Estádio das Antas, o técnico brasileiro assina o contrato e na apresentação não é de meias palavras: “Vim para ser campeão”. CAS, como ficou conhecido em Portugal, prometeu e cumpriu: conquistou um bicampeonato e ainda lhe juntou uma Supertaça.