28/12/15

Pinto da Costa: “Não sairá nenhum jogador fundamental”


Jorge Nuno Pinto da Costa discursou, este domingo, no jantar de apoio à sua recandidatura na presidência do FC Porto e garantiu que em Janeiro não sairá nenhum dos jogadores que o treinador considera fundamentais para o clube, revelando nada estar previsto quanto a entradas no plantel principal mas deixando a ressalva de ainda não ter aberto o mercado. O líder dos Dragões reafirmou o compromisso do clube em conquistar títulos e disse, em referência ao contrato assinado com a PT sobre os direitos televisivos dos jogos do FC Porto disputados no Dragão, que é um bom acordo para as duas partes e que foi alcançado por um valor inédito para o mercado português.
Vai ser um ano difícil para Portugal e para o FC Porto, porque quanto mais crescemos e maior o destaque que tivermos, mais inimigos teremos. Não podemos pensar que estamos num país altamente centralista, onde o FC Porto incomoda muita gente. Vamos lutar para poder ser fortes e para conquistar títulos. Não se incomodem quando virem que vão sair três jogadores do plantel, porque não sairá ninguém que não seja possível impedir e, dos jogadores que o treinador considera fundamentais para o clube, posso garantir que não vão sair, disse Pinto da Costa no Monte Aventino, no Porto.
O presidente do FC Porto afinou pelo mesmo diapasão quando falou de eventuais entradas no plantel: Não adianta dizer que andam olheiros a ver este ou aquele, porque sabemos que em 90 por cento dos casos é mentira. Sabemos que é estratégia; não está prevista nenhuma entrada, mas não vou dizer que não vai entrar ninguém. Caso contrário, depois dizem que estava a enganar. No momento em que falo, não está nada previsto, mas ainda não abriu a época de transferências.
Satisfeito por poder contar com Julen Lopetegui, um técnico que segue as suas convicções, Pinto da Costa aproveitou para fazer um balanço da época da equipa principal até agora: No campeonato estamos em primeiro, com um ponto mais do que o Sporting, que está a fazer uma época sensacional, e estamos a cinco pontos do Benfica. Na Taça de Portugal estamos nos quartos-de-final. No momento em que falo ainda não sofremos qualquer golo na Taça da Liga e fomos eliminados da Champions, que foi negativo, mas estamos na Liga Europa. O balanço é positivo.
O presidente falou também do acordo anunciado esta madrugada sobre os direitos televisivos dos Dragões: É um valor inédito na história do futebol português, mas não andamos atrás de bater recordes, nem de dizer que temos mais ou menos do que os outros. Fazemos os nossos contratos. Se os outros fizerem melhor, não temos nada a ver com isso. Se não conseguirem, também não. Fazemos os nossos acordos sem pensar nos outros. Somos o FC Porto e as comparações não nos preocupam.
O líder máximo dos portistas abordou ainda a mais recente aposta dos Dragões numa modalidade muito querida em Portugal: É com espírito de clube eterno que penso que há sempre mais a fazer. Por isso fiz questão de termos o ciclismo, porque é uma paixão de muitos presentes, que são de zonas de tradição.

Sem comentários: