30/06/15

Pinto da Costa: “É um voto de desconfiança no Conselho de Arbitragem”


O FC Porto foi um dos 28 clubes que votou a favor o regresso do sorteio dos árbitros, ainda que condicionado, às ligas de futebol profissional já na próxima época. No final da Assembleia Geral da Liga de Clubes, que decorreu na noite desta segunda-feira em Santa Maria da Feira, Jorge Nuno Pinto da Costa considerou não estarem reunidas as condições para se manter o sistema de nomeações, não por estar em causa o valor dos árbitros, mas por não acreditar no Conselho de Arbitragem que até agora os escolhia.
É um voto de desconfiança ao Conselho de Arbitragem, sem dúvida. Se tivesse pessoas em quem acreditasse, seria favorável à nomeação. Com este Conselho de Arbitragem, somos contra. O que se verificou com este CA é que, para um V. Guimarães-FC Porto, quando os dois eram líderes da Liga, deu-se a escolha de um árbitro que tinha descido e foi repescado, ficando na linha de água. Fica evidente que não podemos confiar nestas pessoas para nomear, declarou o presidente do FC Porto.
A AG chegou a ser interrompida porque, segundo Pinto da Costa, estavam na mesa duas propostas mais ou menos coincidentes - uma do FC Porto e outra do Sporting - que foram conciliadas nesse intervalo, dado serem muito próximas. Fez-se a união das duas propostas e isso foi aprovado por uma larga maioria. Tanto FC Porto como Sporting propunham sorteio condicionado - se queremos os melhores árbitros para os jogos mais difíceis, é evidente que não podia ser puro -, apenas a terminologia não era a mesma. Foi decidido pela larga maioria que, para os jogos mais difíceis - e não somos nós que os vamos seleccionar -, os árbitros internacionais terão prioridade, acrescentou.
Pinto da Costa aproveitou ainda o momento para manifestar estranheza com o timing do convite que lhe foi endereçado pela Federação Portuguesa de Futebol para assistir à final do Europeu de sub-21 entre Portugal e a Suécia, na República Checa, esta terça-feira. Li nos jornais que os presidentes tinham sido convidados para assistir à final. Que eu saiba sou o presidente do FC Porto e tenho uma grande honra por ter jogadores que têm sido decisivos nesta campanha. Só hoje [segunda-feira] ao meio-dia soube que tinha chegado um email, enviado no sábado às 22h27, a indicar que a resposta teria de ser dada no domingo, até às 13h00. Durante esse período ninguém estava no FC Porto para receber o email. Se isto é um convite com vontade que alguém vá, não sei..., declarou.

Sem comentários: