01/09/14

Persistência para quebrar o recorde


​Depois de uma primeira parte desinspirada, em que faltou velocidade e qualidade na circulação de bola, uma segunda parte a nível francamente superior catapultou o FC Porto para uma vitória contra um aguerrido conjunto do Moreirense, por 3-0, neste domingo. Mantendo a baliza de Fabiano inviolada, o conjunto liderado por Lopetegui bateu mesmo um recorde: os Dragões não sofreram golos nos cinco primeiros jogos da temporada, algo inédito na história do clube, ultrapassando o arranque de Villas-Boas, em 2010/11.
O desafio iniciou-se numa toada lenta, sem que os Dragões conseguissem imprimir uma grande velocidade à circulação de bola. O FC Porto não conseguia encontrar espaços na bem montada muralha da equipa de Moreira de Cónegos e, para além disso, falhava muitos passes em zonas adiantadas do terreno. Entre os 20 e os 30 minutos, os Dragões criaram quatro boas oportunidades para inaugurar o marcador, no que foi o melhor período dos orientados por Lopetegui na primeira parte: Danilo (por duas vezes), José Ángel (após jogada estudada num canto) e Brahimi (que não recebeu um passe de Jackson nas melhores condições) não conseguiram dar o melhor seguimento aos lances.
Foi, no entanto, “sol de pouca dura”: o Moreirense conseguiu voltar a equilibrar a partida, remetendo os Dragões às trocas de bola à saída do seu meio-campo e impedindo que conseguissem chegar com perigo à baliza guardada por Marafona. A primeira metade terminou com um remate de Danilo, por cima.
Ciente de que este resultado não interessava, o FC Porto entrou na segunda metade com vontade de mandar mais no jogo e de colocar mais pressão na defensiva do Moreirense. Aos 52 minutos, Adrián deu “voz” a essa intenção, com um remate por cima da baliza, seguido por uma bola na barra de Jackson Martínez a um canto de Quaresma e de um remate de Danilo no seguimento de um canto (67m). Sentindo que o meio-campo não estava a render o expectável, Lopetegui trocou Casemiro por Rúben Neves e foi ele quem começou a jogada do 1-0: passe longo para Quaresma, que descobriu Brahimi no meio da área e o argelino cruzou para conclusão fácil de Óliver Torres ao segundo poste (70m).
Faltava ainda aparecer Jackson Martínez na partida e o colombiano deixou a sua magia para os últimos 10 minutos do jogo. Aos 82m, aproveitando uma saída em falso do guarda-redes Marafona (lance em que Óliver Torres acaba por sair lesionado), deu o melhor seguimento a um cruzamento de José Ángel , com um cabeceamento que selou o seu 64.º golo ao serviço do FC Porto, no jogo 50 que realizou no Estádio do Dragão. Quintero, aos 86m, ainda falhou um penálti, a castigar falta na área sobre o mesmo Jackson Martínez – mas a noite não ia terminar sem mais um golo: Jackson Martínez aproveitou um passe de Adrián López, aos 87m, para rematar à entrada da área, sem hipóteses para Marafona, sentenciando o 3-0 final.
Com João Moutinho, antigo jogador dos Dragões, a assistir no camarote presidencial, o FC Porto atinge assim uma série de cinco encontros sempre a vencer e sem sofrer golos, ultrapassando o recorde da equipa liderada por André Villas-Boas de 2010/11 e demonstrando que os adeptos portistas podem sonhar com esta equipa.​

No final da partida que terminou com a vitória do FC Porto sobre o Moreirense (3-0), Julen Lopetegui definiu a vitória dos azuis e brancos como clara, acrescentando que foi um jogo muito difícil, contra uma equipa que obrigou o FC Porto a trabalhar muito.
O técnico espanhol disse não estar surpreendido com as dificuldades encontradas na primeira metade do jogo, demonstrando várias razões para o sucedido: Durante os 90 minutos de cada jogo temos de trabalhar, amadurecer, criar e encontrar espaços. Foi um jogo complicado, porque isto é futebol profissional, porque ninguém dá nada a ninguém e tudo o que se passou na segunda parte também foi possível pelo que fizemos na primeira parte”. Lopetegui definiu ainda o jogo com o Moreirense como “muito difícil”: “Não há jogos fáceis no futebol. Tivemos pela frente uma equipa que nos obrigou a trabalhar muito e que defendeu bem. Creio que a vitória foi justa e que merecemos vencer por 3-0.
Afirmando que a entrada de Rúben Neves adveio de uma necessidade de refrescar o meio-campo, por Casemiro ter feito quatro jogos em 10 dias e à vontade de ter um jogador que imprimisse mais ritmo, Lopetegui falou de um plantel dos Dragões com várias soluções: Procuramos soluções diferentes para jogos diferentes. Temos um plantel em que podemos usar vários jogadores, para jogos diferentes, mantendo sempre a mesma matriz. Penso que somos uma equipa muito fácil de definir. Tentamos, sempre, melhorar a nossa resposta ofensiva e defensivamente consoante as situações.
Lopetegui recusou dar importância à estrutura de capitães do FC Porto - não estou habituado a muitos capitães: o capitão é o Jackson e ponto final – e falou da nota negativa e triste do dia: a lesão de Óliver Torres, na jogada que deu o 2-0 ao FC Porto. Esperemos que não esteja demasiado tempo parado. É uma baixa importante que esperamos recuperar o mais rapidamente possível. Tentaremos encontrar soluções numa posição em que estamos um pouco justos.

​Quatro golos em três jogos. Jackson Martínez continua com a pontaria afinada no campeonato e bisou no triunfo sobre o Moreirense (3-0), o terceiro consecutivo dos Dragões na prova. Eleito o MVP pelos adeptos, o capitão portista divide o prémio pelos companheiros e destaca o mais importante: a conquista dos três pontos.
Estou feliz pelos golos, mas ainda mais pela vitória. Tivemos uma grande atitude e conquistámos três pontos muito difíceis. O Moreirense é uma equipa muito boa e vai fazer um excelente campeonato. Os prémios individuais são resultado do trabalho colectivo e dedico aos meus companheiros a eleição de MVP neste jogo. Foi uma vitória de todos e estamos todos de parabéns, afirmou o camisola nove, momentos depois de receber o prémio de jogador mais valioso do desafio com a formação de Moreira de Cónegos.

Em estreia absoluta no Estádio do Dragão em termos oficiais, Adrián López assistiu Jackson Martínez para o último golo da tarde. O avançado espanhol salientou a importância e desvalorizou o facto de ainda não ter marcado de azul e branco.
Queríamos conquistar os três pontos, que eram importantíssimos. Foi um jogo complicado e sentimos muitas dificuldades na primeira parte, mas na segunda melhorámos e conseguimos finalmente fazer golos. Estou feliz por termos conseguido mais uma vitória na minha estreia oficial no Estádio do Dragão. Não fiquei chateado por não marcar, pois o mais importante foi a vitória, declarou Ádrián López.

José Ángel, que cumpriu os primeiros 90 minutos oficiais de Dragão ao peito, sublinhou o ambiente do recinto portista e ofereceu a vitória aos adeptos, incansáveis a empurrar a equipa para a conquista dos três pontos.
Estou satisfeito pela vitória e creio que fiz uma exibição positiva. Mudámos para melhor na segunda parte e com isso vieram os golos. Foi fantástico jogar no Estádio do Dragão e o mais importante é que conseguimos vencer e dar essa alegria aos nossos adeptos, que nos apoiaram sempre.

Sem comentários: