16/08/14

Estreia promissora de Rúben Neves ao ritmo de Cha cha cha


​O FC Porto recebeu e venceu esta sexta-feira o Marítimo (2-0), no jogo inaugural da Liga portuguesa 2014/15. O debutante Rúben Neves (11m) e Jackson Martínez (90m+4) foram os marcadores de serviço na primeira vitória oficial da época.
Com três caras novas (Martins Indi, Óliver Torres e Brahimi) e o menino Rúben Neves no primeiro onze oficial da temporada, os azuis e brancos assumiram as despesas do jogo desde o apito inicial, obrigando o Marítimo a defender literalmente com os onze jogadores. Dominador e pressionante, o FC Porto não demorou muito tempo a encontrar o caminho das redes contrárias.
Quaresma deu o mote logo aos quatro minutos e a primeira explosão de alegria do Estádio do Dragão surgiu aos 11, por intermédio de Rúben Neves. No seguimento de um canto cobrado por Quaresma, a bola ficou caprichosamente ao jeito do pé direito do jovem médio portista, que rematou rasteiro e cruzado sem hipóteses para Salin. Com apenas 17 anos e 155 dias, Rúben Neves tornou-se o mais jovem jogador da história do FC Porto a marcar no campeonato, abrilhantando uma estreia verdadeiramente de sonho. Pese embora o maior domínio, os Dragões foram para o intervalo a vencer pela margem mínima.
Com uma cultura inegável de posse de bola, o FC Porto entrou, ainda assim, algo apático na etapa complementar, permitindo aos insulares chegar mais vezes junto da baliza à guarda de Fabiano. Perante o apoio incessante dos mais de 48 mil adeptos que encheram o palco azul e branco, o conjunto liderado por Julen Lopetegui voltou a agarrar o comando das operações e partiu à busca do segundo golo, que surgiria já em período de compensação por intermédio do inevitável Jackson Martínez, após passe delicioso de Cristian Tello (90m+4). Triunfo inquestionável do FC Porto, que assim iniciou o campeonato da maneira que melhor sabe: a vencer.

Julen Lopetegui destacou dois aspectos fundamentais na conferência de imprensa que se seguiu ao triunfo do FC Porto sobre o Marítimo (2-0), na jornada inaugural da Liga portuguesa 2014/15. O treinador dos Dragões considera que a sua equipa teve personalidade e identidade, e sublinha que ainda há coisas que precisam de ser melhoradas, algo perfeitamente natural numa fase tão prematura da temporada.
Sempre que ganhas, ficas satisfeito. Tivemos muitas oportunidades para resolver o jogo mais cedo, mas defrontámos uma equipa muito bem organizada e que nos criou dificuldades. O primeiro jogo nunca é fácil, mas creio que demos uma boa resposta e conseguimos o mais importante, que era vencer, começou por dizer Julen Lopetegui.
Apesar de liderar um colectivo ainda em construção, o treinador basco considera que a equipa fez muitas coisas boas, mas alerta para a necessidade de ser mais eficaz no capítulo da finalização. Marcámos dois golos em 22 remates, mas poderíamos ter marcado mais. É difícil criar muitas oportunidades de golo e, com o tempo, temos de ser mais eficazes.
Pedindo calma e tranquilidade para com o talento de Rúben Neves, Julen Lopetegui elogiou ainda a moldura humana do Estádio do Dragão: É maravilhoso ver o nosso estádio cheio e estamos felizes por termos podido dedicar a vitória aos adeptos.

Em declarações ao Porto Canal, Jackson Martínez, autor do segundo golo dos Dragões, realçou a paciência que a equipa demonstrou para atingir os seus objectivos.
O colombiano afirmou estar satisfeito com a vitória: Foi muito bom trabalho da equipa, pois fizemos tudo o que fomos trabalhando na pré-temporada. Tivemos dificuldades, já que o Marítimo fez um bom jogo e a nossa pressão não saiu sempre bem, mas foi uma boa vitória. Para Jackson, não há dúvidas sobre o que possibilitou a vitória: A chave foi a perseverança, a paciência para conseguir desfeitear o Marítimo. Os jogadores que entraram, que estavam frescos, exibiram-se a um nível muito bom. Foi um excelente início perante o nosso público.
O sul-americano não poupou nos elogios ao público presente: Penso que, para todos os jogadores, a motivação aumenta com o público todo aqui. Quero agradecer a todos pelo apoio, que é algo que precisámos para conseguir dar o nosso melhor em campo, de forma a fazermos o melhor possível nesta campanha.

Brahimi estava feliz pelo desfecho do primeiro jogo oficial da época, dizendo ter sentido muitas sensações boas no primeiro contacto com o Estádio do Dragão. Em declarações ao Porto Canal, o internacional argelino Brahimi realçou também que este era um jogo importante para a equipa nas vésperas do jogo com o Lille.
Foi o primeiro jogo da temporada e ganhar por 2-0 é bom para a confiança. Espero que continuemos a ganhar confiança – temos de continuar a trabalhar. O Marítimo é uma boa equipa, tivemos dificuldades em sair com a bola, mas o importante foi vencer.
Brahimi não escondeu a felicidade pela presença maciça de adeptos no Dragão: O apoio dos adeptos foi importante. É espectacular, só posso agradecer e espero que continuem connosco durante a temporada.

Sem comentários: