11/11/13

FC Porto elimina V. Guimarães da Taça de Portugal

O FC Porto ganhou no Estádio D. Afonso Henriques, por 2-0, e eliminou o actual detentor da Taça de Portugal, V. Guimarães, apurando-se, este domingo, à noite, para os oitavos de final da prova. Veja os principais lances do jogo.
O resultado foi estabelecido no primeiro tempo. Fernando inaugurou o marcador aos 16 minutos, numa bola que teve tanto de cruzamento, como de remate, e só parou no fundo da baliza vitoriana, apanhando desprevenido o guarda-redes Assis.
O segundo golo surgiu aos 41 minutos. Lucho González serviu na perfeição Jackson Martínez, que, em boa posição, concluiu a jogada com êxito. O colombiano pôs um ponto final no jejum de quatro desafios sem marcar.
Na segunda parte, a partir dos 79 minutos, o F. C. Porto ficou reduzido a 10 futebolistas, devido à expulsão de Mangala, por duplo amarelo.
O marcador não voltou a funcionar até ao fim da partida, que assinalou o regresso dos portistas aos triunfos, após os empates com o Belenenses, para a Liga, e com o Zenit, para a Champions, ambos por 1-1.


Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Espectadores: cerca de 10.000.

Vitória de Guimarães Assis, Pedro Correia (Crivellaro, 82'), Paulo Oliveira, Moreno, Addy, Leonel Olímpio, André Santos (Tiago Rodrigues, 60'), André André, Ricardo (Tomané, 74'), Barrientos e Maazou.
Treinador Rui Vitória.

FC Porto Fabiano, Danilo, Mangala, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, Defour, Josué (Maicon, 83'), Lucho Gonzalez (Carlos Eduardo, 68'), Varela (Kelvin, 60') e Jackson Martinez.
Treinador Paulo Fonseca.

Árbitro Jorge Sousa (Porto).
Amaerlos Mangala (44' e 80'), Pedro Correia (67'), Fabiano (69'), André André (72'), Josué (83'), Maicon (86') e Defour (87'). Vermelho por acumulação de amarelos Mangala (80').

Golos 0-1, por Fernando, aos 15'; 0-2, por Jackson Martinez, aos 41'.


Declarações

Paulo Fonseca (Treinador do FC Porto)
Tomámos boas decisões principalmente na primeira parte, em que poderíamos ter ido para o intervalo com outro resultado. Fizemos uma boa partida. Naturalmente estando a ganhar por duas bolas ao actual detentor [do troféu], na segunda parte optámos por gerir o resultado. Estivemos sempre seguros no ponto de vista defensivo, ao ponto de o Vitória não ter criado nenhuma hipótese de golo.

Rui Vitória (Treinador do Vitória de Guimarães)
Não foi justo. O resultado é 2-0, mas o processo não foi como o resultado diz. Fizemos um bom jogo. Fizemos uma segunda parte de grande nível. Não podemos esquecer que jogámos na quinta-feira e esta equipa apresentou grande saúde.
Os nossos jogadores tiveram um bom desempenho. O FC Porto jogou com as armas todas que tem e nós não tínhamos toda a gente à disposição. Perdemos nas ausências, ganhámos no trabalho de equipa, ganhámos outra dinâmica.

Jackson Martínez (FC Porto) 
Foi um jogo em que, na primeira parte, estivemos muito bem, fizemos o que queríamos fazer, com muita mobilidade. Na segunda parte foi tentar que eles não marcassem.
Sinto-me contente por voltar a marcar, dependo do trabalho dos meus companheiros. Somos uma equipa e os golos que possa marcar são fruto do trabalho conjunto.

André André (V. Guimarães) 
Tivemos dificuldades na entrada da primeira parte e o FC Porto aproveitou. Na segunda parte entrámos melhor, quisemos reduzir, mas não conseguimos.
As expectativas eram altas, mas pensávamos jogo a jogo. Infelizmente não foi possível. Mas ainda estamos em três competições. Temos de nos focar.

Sem comentários: